É muito importante que você paciente ou futuro paciente saiba que existem órgãos reguladores e fiscalizadores que delimitam o trabalho dos profissionais de Psicologia.
Não só na Psicologia, mas em qualquer profissão (ou até mesmo sem profissão nenhuma, mas na vida em si) deve haver ética.
A ética é um conjunto de conduta onde prevalecem padrões de comportamentos que são ajustados para que toda a ação (seja ela profissional ou pessoal) permeie pelo respeito ao próximo, acima de tudo.
Ser ético é reconhecer em si mesmo a grande responsabilidade de acolher o sofrimento do outro sem julgamentos.
É respeitar a condição social na qual o sujeito está inserido para pensar e agir de determinada maneira.
O código de ética do psicólogo é um conjunto de normas que limitam suas práticas, garantindo condutas que direcionem sempre a profissão à caminhos éticos.
Isto significa que esse código serve (também) PARA QUE VOCÊ, PACIENTE, TENHA SEGURANÇA NA ESCOLHA DO SEU PSICÓLOGO pois todos seguimos a mesma trilha (ou espera-se que todos sigam).
É um INSTRUMENTO capaz de delinear para a sociedade as responsabilidades e DEVERES do psicólogo, oferecendo diretrizes para nossa formação e balizando os julgamentos de nossas práticas.
É primordial que o psicólogo PROMOVA QUALIDADE DE VIDA e bem estar das pessoas e das coletividades,
contribuindo para a ELIMINAÇÃO de qualquer forma de negligência, DISCRIMINAÇÃO, exploração, violência, crueldade e opressão.
🪴 🪴 🪴
Você sabia que existe o código de ética profissional do psicólogo? É uma espécie de cartilha aprovada pela resolução do Conselho Federal de Psicologia número 010/05, contendo todas as condutas e orientações de ação que os psicólogos devem seguir?
O código de ética do psicólogo existe desde 2005. Isso significa que, de 2005 pra cá, qualquer conduta desviante do que está escrito no código poderá ser denunciado ao Conselho Regional de Psicologia
Deixe um comentário